CLP é a sigla para Controlador Lógico Programável, uma unidade eletrônica usada para a automação de máquinas e processos industriais.
Semelhante aos computadores tradicionais, este equipamento digital realiza funções específicas a partir de programas realizados. Ele é composto por cartões de entrada e saída, memória, processador, barramento e fonte de alimentação.
Sua memória é programável e capaz de armazenar comandos e executar tarefas determinadas, como operações matemáticas envolvendo os dados coletados, controle de motores de passo e servos motores, entre outras funções.
O controlador recebe informações de sensores e outros dispositivos, faz o processamento dos dados e controla os dispositivos de saída ou atuadores, de acordo com a programação dada.
Faz leituras em tempo real, começa e pausa operações, sinaliza inconformidades e registra informações como a temperatura do processo.
Adequado para uso em campo por conta de sua capacidade de atuar sob condições adversas, como temperatura alta e poeira. O CLP tem proteção contra vibrações, ruídos, impactos e interferências eletromagnéticas.
A programação CLP é extremamente valiosa para as empresas. Algumas de suas vantagens são:
Fornecer soluções econômicas a fabricantes que precisam melhorar o controle de produção, montagem, testes e processos como um todo;
Gerar procedimentos complexos e dinâmicos que técnicas desatualizadas não podem executar;
Reduzir os custos de material e simplificar a fiação.
A Techpattern é uma empresa especialista em programação de CLP, com conhecimentos nos principais players do mercado (Siemens Automation e Rockwell Software).